quinta-feira, 18 de abril de 2013

A. D. Minas Gerais faz sua estréia no Parque São Jorge

As equipes Sub-11 e Sub-13 da A.D. Minas Gerais fizeram partidas na tarde da 4ª feira (17) contra a S.C. Corinthias, em pleno "Parque São Jorge".

Em parceria com a Moreira's Sport, de São José dos Campos/SP, conhecida nacionalmente como um "berço" de craques, onde foram revelados Cassemiro, Sérgio Mota e Victor Gomes, a A.D. Minas Gerais participa da III Copa Ouro Sub11 e Sub13, competição da APF - Associação Paulista de Futebol.

No Sub-11 o placar foi de Corinthians 3 x 3 A.D. Minas Gerais, e no Sub-13 Corinthians 2 x 1 A.D. Minas Gerais.


A Moreira's Sport, comandada pelo Professor Nilton de Jesus Moreira, mantém uma parceria antiga com o São Paulo Futebol Clube, em média cinco jogadores por ano deixam a cidade do Vale da Paraíba para jogar nas categorias de base do Tricolor Paulista.

Jogadores treinam na escolinha de Moreira em São José (Foto:Filipe Rodrigues/Globo Esporte)

Na escola de Moreira há cerca de 380 atletas divididos em sete categorias, desde Sub-7 até Sub-20.

Na pequena sala onde Moreira administra a escola de futebol, destaca-se um grande troféu redondo com o símbolo do time do Morumbi. A taça foi um presente são-paulino pelos jogadores revelados.

- É uma sensação ótima. Você vê o jogador chegar, corrige os erros, ele evolui e quando consegue se destacar, é uma alegria enorme. Fico mais feliz ainda por ver a gratidão que o jogador sente. Os atletas voltam sempre que podem aqui, doam material, pedem conselhos. A gente aprende a agir como um pai, vê quando o atleta está estranho, quando está feliz - comenta o "paizão" Moreira.

Na escolinha de São José surgiram atletas como Everton Santos (atacante do Goiás), Cesinha (zagueiro do Vasco), Diogo Sodré (atua no Qatar), e Leandro Ratinho (lateral-direito Paraná). Moreira guarda as carteirinhas de todos os atletas como recordação.

- Na minha casa tenho camisetas, chuteiras e outras lembranças que os jogadores me dão como recordação. Mas aqui na escolinha, sempre guardo as carteirinhas. Quando dá, peço para os profissionais fazerem uma visita e conservarem com os meus alunos - diz Moreira.

Moreira jogou como goleiro durante 20 anos, de 1976 a 1996. Nascido em São José dos Campos, foi pelo clube da cidade que teve passagens marcantes. Na carreira, também defendeu o Fluminense por dois anos.

A ideia de criar a escolinha veio logo depois de se aposentar. Em 1997, criou a Moreira's Sport em um terreno na zona norte de São José dos Campos.

A área, no entanto, era pequena. Cinco anos depois, o professor conseguiu alugar um terreno grande na zona sul. A escola possui três campos de futebol, alojamento, vestiário e academia de musculação.

A parceria entre São Paulo e Moreira trouxe apenas um empecilho para o professor....

- Meu time de coração ainda é o Corinthians, mas quando vejo um atleta meu se destacando em um time, torço para que ele se destaque e a equipe tenha um bom desempenho. É o jeito de o atleta ter visibilidade.

Nilton de Jesus Moreira observa treinamento dos jovens atletas (Foto:Filipe Rodrigues/Globo Esporte)

Com Informações/Reportagem de Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário